Dificuldades de aprendizagem

Este tema além de polêmico exige visões de profissionais conscientes em seu papel em sala de aula.
Quando falamos em diagnóstico necessitamos de laudos dos profissionais capazes neste assunto, para isso, é necessário que façamos na escola o procedimento correto:

1. Toda e qualquer decisão deve ser tomada em equipe (professores e gestores);
2. A família deve ser abordada a fim de procurar um especialista (equipe) que emita um laudo após o diagnóstico;
3. Abordar a família sem emitir qualquer diagnóstico prévio, apenas relatando as dificuldades do aluno;
4. Ajudar no encaminhamento para um centro especializado, se a localidade possuir;
5. A equipe deve estudar e procurar ações coletivas (exercícios e abordagens);
6. Somente após o laudo e orientações as abordagens individuais são seguras.

O pedagogo não deve temer ou excluir este aprendizado, mas deve tomar decisões estruturadas e alinhadas com os demais colegas na escola.
Existe a função do especialista e a função do educador, e uma não exclui a outra. Isso significa realmente se importar no auxilio ao aluno.

A publicação destas apresentações são frutos de reuniões realizadas com a função de fomentar na equipe pedagógica os procedimentos e os estudos que podem realizar, sem cometer equívocos ou se comprometer com laudos e ações inconsistentes.

Muitas das atividades descritas servem para o coletivo, sem agressão ou seleção de alunos, por isso são ferramentas didáticas comuns e também ajudam no desenvolvimento do tripé dos conteúdos.

Apesar de polêmico e de muitos temerem em abordar este assunto, devemos estudá-lo e criar a consciência de que sua complexidade exige cautela e ações impreterivelmente tomadas em equipe.

São três apresentações:

1. Dificuldades de aprendizagem;
2. Sugestões de procedimentos para dislexia;
3. Sugestões de procedimentos para TDAH;
4. Vídeos.







































Este documento foi traduzido e pode apresentar alguma curiosidade linguística.


















Este documento foi traduzido e pode apresentar alguma curiosidade linguística.

















































 

Nenhum comentário:

Postar um comentário